Quantos exercícios para cada músculo você deve fazer?
A quantidade de exercícios para cada músculo vai depender de fatores como experiência, objetivo e tempo disponível para o treinamento. Sugiro que você reserve 40 min para treinar, assim o tempo gasto entre deslocamento e o início do treino, separar pelo menos 1 hora do dia para se exercitar.
Todo de musculação envolve fatores como progressão de carga e tempo de descanso. Um bom treinamento de musculação deve somar algumas variáveis como intensidade, densidade, frequência e volume.
Mais para resumir irei dar uma orientação geral que serve para a maioria dos casos. Vamos lá!
Músculos grandes
Para músculos grandes como peito, costas e quadríceps pode iniciar com 3 exercícios, 4 séries cada, totalizando 12 séries por músculo. Essa etapa é para iniciantes, após 1 ou 2 meses, já pode fazer 4 exercícios, com 4 séries cada, totalizando 16 séries. O mais importante aqui não é a quantidade de exercícios em si, mais conseguir fechar 16 séries se vc já é avançado. Caso vá treinar o músculo grande mais de uma vez por semana, sugiro permanecer nas 12 séries fazendo duas vezes na semana, totalizando 24 séries na semana. Lembre-se você inicia o treinamento pela parte do músculo que você mais quer desenvolver. Então no exemplo de peitoral, caso queira desenvolver mais a parte superior, que é o que da melhor estética para o peitoral, inicie com exercício para este grupo, pois ele irá desenvolver mais.
Músculos pequenos
Os músculos pequenos que são bíceps, tríceps e panturrilha pode iniciar com 2 exercícios de 4 séries cada, no entanto na evolução do treinamento recomendo diminuir uma série de cada exercício e acrescentar mais um exercício, ou seja, fazer 3 exercícios para cada músculo com 3 séries cada caso vá treinar esses músculos 2 vezes por semana. Caso vá treinar esses músculos 1 vez por semana, pode fazer 12 séries.
Lembre-se o treinamento tem que ser ajustado a sua condição atual, procure um personal e sempre tenha o acompanhamento de um médico. O descanso também faz parte do treino.
Em outros posts vou falar sobre a divisão de treino e a forma correta de intercalar os treinos para ter um descanso adequado para cada grupo muscular.
Vamos nessa!